Centro Universitário FECAP


Análise de Política Externa



Prof. Flávio Pinheiro

Email: flavio.pinheiro@fecap.br/ pinheiro.f@gmail.com

Website: https://sites.google.com/site/pinheirof/ape_fecap


Ementa

O presente curso apresenta uma introdução às principais abordagens analíticas e metodológicas da subárea de Análise de Política Externa (APE), tratando dos seguintes temas: (1) surgimento e evolução da disciplina; (2) realismo e política externa; (3) análise cognitiva; (4) análise burocrática; (5) instituições e análise decisória; (6) e opinião púbica e politica externa. 

Objetivo

Objetiva-se passar ao aluno as ferramentas teóricas básicas, mas necessárias, para se empreender uma interpretação da dinâmica da política externa; ao mesmo tempo, espera-se que, ao final do semestre, ele já esteja apto para aplicar o conhecimento obtido em análises e casos concretos: seja na construção de cenários para análise de conjuntura ou para trabalhos acadêmicos mais robustos.

Avaliação

A avaliação do curso será feita por meio de trabalho e prova. O trabalho consiste na apresentação de duas resenhas críticas de, no máximo, 1000 palavras, que deverão ser entregues em sala de aula na data especificada abaixo. Além do mais, haverá 2 provas: a primeira, irá compor nota intermediária 1 e será feita em sala de aula, com consulta e individual; a segunda, a prova oficial,  será individual e sem consulta. 

NI 1 – Prova: 25/04 

NI 2 – Resenha: 25/04 

Prova Oficial: 13/06

Plágio

A prática do plágio acadêmico é condenada e o aluno que recorrer a esse recurso estará automaticamente reprovado na disciplina.

Organização das aulas e calendário do curso


As aulas serão expositivas, mas sempre haverá espaço aberto para discussão.

A chamada é no início da aula. O aluno que não estiver presente no momento da chamada não obterá presença.

Previsão de 8 aulas ao londo do semestre de acordo com calendário Fecap para o primeiro semestre de 2015; no entanto, serão apenas 6 aulas expositivas, levando em consideração as duas avaliações previstas.  


Tópico 1, 28/02 – Apresentação do Programa e Introdução à APE (SLIDE_1)

The history and evolution of foreign policy analysis, capítulo 1.

Tópico 2, 14/03 – Realismo e Política Externa (SLIDE_2)

Realism and foreign policy, capítulo 2. 

Tópico 3, 28/03 – Abordagem Cognitiva e Política Externa (SLIDE_3)

Dyson, Stephen Benedict (2006), Personality and Foreign Policy: Tony Blair’s Iraq Decisions. Foreign Policy Analysis, vol. 2, no 3, pp. 289-306.

Tópico 4, 11/04– A Política-burocrática da Política Externa (SLIDE_4)

Allison, Graham. The Cuban Missile Crisiscapítulo 12.

NI 1 (Prova) e NI 2 (Resenha), 25/04  

Tópico 5, 09/05 – Instituições e Processo Decisório na Política Externa

Putnam, Robert D. "Diplomacy and domestic politics: the logic of two-level games." International organization 42.3 (1988): 427-460.

Tópico 6, 23/05  – Opinião Pública e Política Externa

Casarões, Guilherme. A Mídia e a Política Externa no Brasil de Luca. Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, v.1, n.2, Jul-Dez 2012, p.211-236.

Prova Oficial (PO), 13/06